Batizada com o nome da deusa grega do caos e da discórdia, Eris é o segundo maior planeta anão de nosso sistema solar. Na época da descoberta de Eris, o planeta e sua lua eram os objetos mais distantes conhecidos em nosso sistema solar. Este é apenas dois dos fatos sobre Eris que tratam deste artigo.
Outro dos fatos sobre Eris é que ele está três vezes a distância de Plutão do Sol. Em uma região fria além de Netuno, Eris está em uma região celestial conhecida como disco quebrado. O diâmetro do planeta é um pouco maior do que a largura da metade dos Estados Unidos.
Fatos sobre Eris incluem o fato de que Eris é o décimo maior objeto a orbitar nosso sol. Há mais fatos sobre Eris abaixo, como o fato de que os dias em Eris duram 25,9 horas. Os anos em Eris duram 559 dias terrestres, então quase um ano e meio terrestre é um ano em Eris.
Tudo o que há sobre os fatos de Eris está aqui neste artigo fantástico de astronomia. Continue lendo para aprender tudo sobre o enorme planeta anão conhecido como Eris. Os corpos celestes fascinantes são riquezas de informações e Eris não é diferente.
Fatos interessantes sobre Eris
Não procure mais fatos interessantes sobre Eris! Por causa de sua distância do Sol, as temperaturas do planeta são extremamente baixas. A temperatura mínima em Eris é -243 ° C, enquanto a temperatura máxima é de 217 ° C. A gravidade também é muito mais baixa aqui do que na Terra. A gravidade da Terra é de 9,8 m/s 2, mas a gravidade de Eris é de 0,82 m/s 2.
Uma das curiosidades sobre Eris é que ele estará mais perto do Sol do que de Plutão em 800 anos. Fatos sobre Eris incluem o fato de que é o maior objeto em nosso sistema solar ainda não visitado por espaçonaves. Sua atmosfera também é bastante volátil. atos sobre Eris, o planeta anão, incluem o fato de que a atmosfera de Eris é gasosa. No entanto, uma vez que está mais longe do Sol, ele congela e cai como a neve na Terra.
Outro fato sobre o planeta anão Eris é que a luz do sol leva muito mais tempo para alcançá-lo. A luz do sol leva 8 minutos para chegar à Terra e 9 horas para chegar a Eris. Estamos falando de uma força da natureza que se move a cerca de 299 milhões de m / s. Realmente faz você pensar sobre o quão longe Eris está.
Vamos atribuir um número a esse pensamento. Dadas as 9 horas que a luz do sol leva para alcançá-lo, Eris está a 10,125 bilhões de km do sol. Pense em quanto tempo você leva para caminhar um único quilômetro e multiplique por 10 bilhões.
Finalmente, Eris também é 27% mais massivo que Plutão. Apesar disso, ambos são tecnicamente planetas anões. Ambos orbitam nosso Sol, embora Eris tenha sido em algum ponto reconhecido como o décimo planeta do nosso sistema.
Nome de Eris
Uma equipe intrépida de astrônomos descobriu Eris no Observatório Palomar. Em janeiro de 2005, uma equipe de astrônomos estava procurando por objetos no sistema solar externo. Depois de reanalisar as imagens tiradas em outubro de 2003, eles descobriram Eris em janeiro de 2005. Eles completaram suas observações e cálculos e os trouxeram para a IAU.
A história de como Eris recebeu esse nome é inextricável desde a época de sua descoberta. Quando foi visto pela primeira vez em janeiro de 2005, a equipe de descoberta da época deu a ele o apelido de Xena. Isso se referia a um popular programa de TV chamado Xena: Princesa Guerreira. A equipe incluiu Mike Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz.
Na época, eles não sabiam se Eris era um planeta ou um planeta anão. Então Eris carregaria o nome de Xena até que a classificação oficial fosse divulgada. No entanto, era apenas um apelido informal. Um ano depois, Mike Brown recomendaria o nome Eris.
O motivo de sua sugestão estava em conformidade com os outros planetas de nosso sistema solar. Já que Xena também fazia parte de nosso sistema solar, ele o via como algo adequado. Dar a ele um nome de divindade grega ou romana também era correto. Então, o nome de Xena tornou-se oficialmente Eris, a deusa grega do caos e da luta.
Lua de Eris
Alguns meses após a descoberta de Eris em 2005, a equipe de descoberta fez outra descoberta importante. Eris tem uma lua! Nomear a lua de um planeta foi outra parte importante do processo de descoberta com corpos celestes.
Já que nenhum nome oficial veio da NASA ou deles ainda, a equipe de descoberta manteve o tema Xena. A equipe deu à lua o nome de Gabrielle, em homenagem à parceira de Xena no programa de TV. IAU (União Astronômica Internacional) oficialmente designou o planeta como Eris. Brown sugeriu que batizassem a lua de Disnomia.
Novamente, chamamos os corpos celestes de divindades gregas. Disnomia é a filha mítica de Eris, que também é a deusa grega da ilegalidade. Além do nome em conformidade com o padrão grego, ele queria nomear a lua como o de sua esposa: Diane.
Longe, frio e escuro
Muito além do cinturão de Kuiper, Eris é facilmente o maior membro do disco quebrado. Pequenos objetos gelados em ambos os discos são os restos da formação planetária. No disco espalhado de Eris, os objetos têm um tipo de órbita extremamente excêntrica. Eles chegam a 30 UAs (unidades astronômicas) do Sol e a 110 UAs ao mesmo tempo.
Por causa disso, a temperatura de Eris é perpetuamente muito baixa. Não queremos dizer um frio ártico e invernal como você encontraria na Sibéria ou em nossos pólos. A temperatura máxima em Eris é -217 ° C. Isso é centenas de graus mais frio do que o inverno ártico mais selvagem a -60 ° C.
Temperaturas como essa são as mais quentes que você encontrará em Eris. E é quando ele está mais próximo do Sol em sua órbita. É por isso que Eris é um planeta rochoso sem vida. É simplesmente inóspito por causa da temperatura.
Você nem quer pensar sobre o quão frio e escuro está em Eris no final da sua órbita. No final, a temperatura mínima é de -243 ° C. É quando Eris está mais longe do sol. Você nunca poderia cultivar nada remotamente orgânico ou que precisasse de luz solar ali; ele se congelaria instantaneamente.
Nesse sentido, você tem algum tipo de ideia de como os outros deuses gregos tratam Eris. Ninguém gosta dela; ela apenas traz caos e se deleita com ele. Por causa disso, os outros deuses a mantêm afastada em lugares frios e escuros como o Tártaro.
Órbita Excêntrica
Por causa de sua órbita muito excêntrica, o tempo de órbita de Eris é muito mais longo que o da Terra. A média do ano terrestre ou órbita dura 365 dias, ou o que chamamos de um ano terrestre. A órbita de Eris leva 559 anos terrestres para ser concluída.
Pense nisso por um segundo. No tempo que levou para a morte de Cristo e nosso tempo para acontecer, apenas 3-4 órbitas de Eris acontecerão. É assustadoramente longo para Eris completar uma única órbita! Quando estava em seu ponto mais próximo do sol (um periélio) a 37 UA, era 1698. Não estará de volta até o ano de 2256.
Dias Rápidos
Apesar do padrão geral de outros planetas em nosso sistema solar, os dias em Eris são quase dias na Terra. O dia médio da Terra leva cerca de 24 horas. Os dias são especificamente quando a Terra completa uma volta completa de 360 °. Afinal, giramos em torno do Sol em nossa órbita, e não o contrário.
Os dias na astronomia às vezes são conhecidos como rotações. Uma das rotações mais longas em nosso sistema solar, na verdade, pertence a Vênus. Para fins de contexto, uma rotação venutiana leva 243 dias terrestres. Isso é quase um ano inteiro apenas para ter um único dia inteiro em Vênus.
É ainda mais fascinante que parece ser inversamente proporcional. Quanto mais rápida for a revolução solar, mais lento será o dia. No entanto, esse não é exatamente o caso o tempo todo. Depende da órbita específica desse planeta.
Por causa de sua órbita excêntrica, os dias de Eris são basicamente dias terrestres. No entanto, levaria 559 anos terrestres para fazer uma viagem completa ao redor do Sol em Eris. Para efeito de comparação, levaria apenas 225 dias para Vênus fazer uma revolução solar completa.